Conheça a diferença entre Faculdade e Universidade.

É comum que os termos faculdade, centro universitários e universidade sejam utilizados como sinônimos. As características de cada tipo de estabelecimento de ensino podem influenciar na sua escolha, pois suas pretensões dentro da academia educacional podem ser impulsionadas ou vetadas de acordo com o local escolhido. Elas se referem ao ensino superior, mas na teoria são bem diferentes, mesmo não havendo distinção em relação à qualidade de ensino. 

Faculdade
As faculdades podem ser tanto privadas quanto públicas. São especializadas em determinada área do conhecimento. Elas não possuem muitas opções de curso, ou seja, podem ser uma faculdade de comunicação, engenharia, saúde ou até mesmo apenas de um curso, como medicina.
As faculdades não oferecem cursos de extensão ou programas de iniciação científica. Não possuem autonomia para criar cursos e o corpo docente precisa apenas ter pós-graduação lato sensu. São cerca de 84% das instituições de ensino superior no Brasil, apesar de conterem apenas 29% dos estudantes do país.

Universidade
As universidades são instituições mais completas. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir autorização do Ministério da Educação. São conjuntos de faculdades, isto é, instituições multidisciplinares compostas por diversas áreas do saber. Além disso, devem possuir ensino, pesquisa e extensão. A universidade é o local ideal para quem pretende seguir carreira acadêmica ou científica, pois o investimento em programas, como de pesquisa, além do ensino tradicional é maior do que nas faculdades.
O campus costuma ser grande, parecendo uma minicidade. Abriga todas as faculdades que a compõem, além de bibliotecas, alojamentos em um espaço amplo. As universidades representam apenas 8% das instituições de educação superior do Brasil com cerca de 53% dos universitários do país.

Centro universitário
O Centro Universitário é o meio termo entre faculdade e Universidade. Para estabelecer um centro universitário é necessário que um terço do corpo docente seja formado por mestres ou doutores. Também é exigido que pelo menos um quinto dos professores tenha contrato em regime integral com a instituição.
Os centros universitários podem abranger uma ou mais áreas do saber com cursos tanto de bacharelado quanto de tecnólogo. Em geral são maiores que as faculdades e menores que universidades. Elas têm autonomia para criação de novos cursos de graduação e programas de ensino. 

#CadeCurso #VidaEstudante #SouUniversitario #Educação #Faculdade #Universidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog