Ano sabático antes da faculdade: prós e contras
A trajetória normal de um estudante costuma seguir uma ordem: ensino fundamental, ensino médio e faculdade. Não é mesmo? Nem sempre! Em alguns países da Europa, nos Estados Unidos e na Austrália é comum o jovem dar uma pausa nos estudos para viver alguma experiência de desenvolvimento pessoal. Seja intercâmbio, curso extracurricular ou trabalho voluntário. É o chamado “gap year”.
No Brasil essa prática até acontece, mas não é muito comum porque a pressão para entrar na faculdade é grande. Listamos abaixo os contras e prós do ano sabático antes do ensino superior.

Prós
Uma pesquisa realizada pela American Gap Association - instituição americana sem fins lucrativos que visa a promoção do ano sabático nos Estados Unidos, destaca que 90% dos estudantes que aderem ao intervalo retornam aos estudos dentro de um ano. O estudo mostra que 75% dos graduandos que fizeram um ano sabático se consideram felizes com suas carreiras após a universidade. 
Outros aspectos podem ser considerados importantes no ano sabático.

Descanso: o colegial é um período estressante e de muita cobrança, principalmente para quem não tem certeza do que quer estudar na faculdade e é pressionado a decidir-se o mais rápido possível para prestar o vestibular. A pressão pode levar o estudante a tomar uma decisão precipitada e se arrepender depois da graduação iniciada. Isso pode levar a desistência do curso.

Autoconhecimento: o estudante poderá analisar quais são suas aptidões. O que quer conquistar com uma graduação e qual carreira profissional gostaria de seguir. O autoconhecimento junto com as novas experiências ajudará ao estudante a fazer escolhas mais assertivas em relação a vida acadêmica e profissional.

Cursos no Brasil ou exterior: neste período é possível fazer cursos extracurriculares para adquirir conhecimento em determinadas áreas. Se tiver interesse de estudar no exterior vai vivenciar uma cultura diferente e certamente conhecer pessoas de diversos países, regiões e hábitos.

Aprimorar outro idioma: um dos principais atrativos para os que optam por realizar um intercâmbio antes da faculdade é sem dúvida o aprimoramento de um outro idioma, que em geral trata-se do inglês ou espanhol. Essa bagagem sem dúvida é a mais importante que o aluno trará de volta no retorno ao Brasil, pois é um excelente diferencial para o mercado de trabalho.

Contras
Tempo: ao tirar um ano sabático você vai atrasar os seus estudos por um ano. Enquanto a maioria dos estudantes conclui o ensino médio, passa no vestibular e faz uma graduação, você vai ficar um ano afastado da faculdade. Consequentemente, demorará um pouco mais para se formar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Investimento: se você não se preparou ao longo do período escolar para viver essa experiência, o valor do intercâmbio é algo que poderá pesar nessa decisão, afinal, morar fora por um período exige planejamento financeiro, mesmo que você trabalhe no país que escolher viver, precisa chegar ao destino com um valor mínimo para manter as despesas até conseguir um trabalho.

Adaptação em viver com outras pessoas: um dos desafios de quem escolhe sair do país viver a experiência de um intercambio é adaptação de viver sozinho ou com pessoas desconhecidas, pois em geral, os estudantes vivem em residências estudantis ou casas de famílias. Essa troca de experiência ajuda no desenvolvimento do idioma, por exemplo, mas o novo morador precisa se adaptar às questões do local, regras e viver com pessoas que não tem amizade e afinidade, compartilhando essas novas experiências.

 E você, leitor do Cadê Curso, em qual perfil se encaixa mais?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog