Bolsa de estudos: dicas para conquistar a sua




Bolsa de estudos: dicas para conquistar a sua.
Já imaginou fazer uma faculdade sem precisar pagar nada? As bolsas de estudo são uma ótima alternativa para quem quer fazer uma graduação e não tem condições de pagar a mensalidade de uma faculdade particular.
A bolsa de estudo é um auxílio financeiro dado ao estudante. Pode ser financiada por instituições de ensino, empresas privadas ou pelo governo. As bolsas podem ser parciais ou totais. Há programas que pagam um valor extra para o aluno para que ele possa se manter enquanto estuda. Com esse valor, o estudante pode cobrir despesas como transporte, moradia, alimentação e livros.
Os programas têm critérios claros para participação, que podem ser de natureza econômica, de desempenho, parentesco e potencial de desenvolvimento (caso de empresas que pagam a faculdade de seus funcionários).
Conheça uma lista de programas que você pode participar.

Quero Bolsa
O projeto oferta vagas para cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e cursos livres, presenciais e a distância. Para obter o desconto, o aluno não precisa comprovar renda ou ter feito a prova do Enem. Acesse: www.querobolsa.com.br. O site mostra uma lista com as faculdades com bolsas de estudo e orientações de como participar do processo.

Fundação Estudar
O programa seleciona jovens de até 34 anos e oferece bolsa de estudos por mérito para cursarem as melhores universidades no Brasil e no exterior. O processo seletivo é composto por sete etapas. Acesse www.estudar.org.br para conhecer mais e fazer a sua inscrição.

Educafro
A ONG Educafro luta pela inclusão de negros e pessoas de baixa renda de escolas públicas no ensino superior. Oferece bolsas de estudo para graduação e pós-graduação em parcerias com faculdades nacionais e internacionais. As bolsas são de até 100%. Confira: www.educafro.org.br/site.

Educa Mais Brasil
A instituição disponibiliza bolsas de estudo de até 70% de desconto em todo o país. As vagas são destinadas aos estudantes que não possuem condições financeiras para pagar 100% da mensalidade. O programa exige comprovação de renda. Acesse: https://www.educamaisbrasil.com.br.
ProUni
A mais conhecida oportunidade para bolsas de estudos é o Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação (MEC),  que são conferidas aos estudantes de baixa renda que fizeram o Enem. As bolsas podem ser integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior. O Programa é destinado a quem não tem um diploma de nível superior. O processo é semestral. Acesse: www.siteprouni.mec.gov.br.

Neora
O Neora conecta estudantes em busca de desconto com faculdades que ainda não fecharam suas turmas. O resultado é desconto que chega a 75% das mensalidades. Confira mais informações em www.neora.com.br.

Muitas faculdades particulares oferecem bolsas de estudo. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que participam do ProUni e também têm seus próprios programas de bolsas e descontos.
Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
FMU (a distância)

Empréstimo estudantil
Algumas instituições financeiras oferecem financiamento estudantil aos universitários, ou seja,
empréstimo pessoal para pagar os estudos. Ele facilita o acesso à universidade. Funciona da
seguinte forma. O crédito universitário paga as parcelas do curso, enquanto o estudante paga
a instituição financeira em um prazo maior do que levará para se formar. Esse financiamento
pode ser público, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou privado por bancos e
instituições financeiras.

Com o crédito estudantil privado é possível financiar até 100% do curso. O estudante faz uma
contratação semestral. Ou seja, cada semestre do curso pode ser pago em até um ano. Assim,
quem financia 100% de um curso de 4 anos, terá 8 anos para pagar o financiamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog