Teste vocacional: por que fazer um? 

Você já refletiu sobre o seu futuro profissional, qual carreira seguir, qual graduação escolher, mas ainda não encontrou uma resposta? Escolher o curso de graduação pode ser desafiador. Sentir-se inseguro e precisar de apoio e orientação é normal nessa fase da vida. O momento da escolha é delicado, entretanto alguns recursos podem ser utilizados para te ajudar. O teste vocacional pode ser a melhor forma de ter informações precisas sobre suas aptidões e quais são os caminhos profissionais possíveis para você seguir.

Como funciona o teste vocacional
O teste vocacional é uma ferramenta criada com base em estudos comportamentais que ajuda mapear a características psicológicas, identificando interesses e aptidões do estudante para encontrar a área de atuação profissional mais compatível com seu perfil. É aplicado por meio de perguntas personalizadas. Essas questões possibilitam revelar seus valores fundamentais, traços de personalidade mais marcantes e o perfil de trabalho mais indicado para você.
Este recurso ajuda muitos jovens que, além de receberem muitas informações, contam ainda com a pressão que antecede o vestibular. O formulário com perguntas e respostas é aplicado de preferência com acompanhamento profissional.

A importância de um bom teste
Um bom teste vocacional deve ser aplicado por um profissional capacitado, que atue na área educacional ou psicólogo especializado, ou seja, uma pessoa com conhecimentos e técnicas para conduzir um direcionamento profissional eficaz. 

Quando fazer
Se você não sabe a área do conhecimento que mais tem afinidade, como vai saber qual profissão escolher? Neste momento um bom teste vocacional vai te auxiliar na escolha. O resultado do teste é o ponto de partida para uma reflexão de quem quer ser ou qual curso escolher. Busque as avaliações com validade metodológica, que é um teste aplicado por um profissional capacitado, que atue na área educacional ou psicólogo especializado que conduza os testes de maneira profissional e assertiva.
Ao fazer o teste, você diminui as opções deixando de lado o que não tem nada a ver com você. Dessa forma, as chances de acertar na escolha do curso aumentam muito.

Onde fazer
Algumas instituições de ensino superior conduzem projetos de orientação vocacional gratuito. 
Confira:
- O Instituto de psicologia da USP promove orientação profissional para jovens de 14 anos de forma gratuita. 
- PUC também oferece o serviço gratuito.

Outras faculdades particulares com orientação profissional.  
- UnG

O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) também realiza o teste mediante cadastro no site da instituição.

Devo repetir?
Se você fizer um teste com um profissional capacitado da área de educação ou um psicólogo e responder com seriedade o resultado será o mesmo do primeiro teste. 
Agora se você fez um teste já tem um tempo e acredita ter mudado de opinião com relação algumas escolhas por ter vivido ou conhecido outras experiências, pode ser válido fazer novamente para garantir que está no caminho certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog