Como escolher a faculdade em que estudar?

Após escolher o curso superior que deseja cursar, você tem que tomar outra importante decisão: a faculdade em que vai estudar. Alguns detalhes como professores, infraestrutura e localização devem ser levados em consideração na hora de escolher a sua futura instituição de ensino.
A primeira coisa a fazer é verificar se ela é pública ou privada, considerando que no Brasil as vagas para as instituições públicas são bem concorridas. Há outros detalhes que não podem ficar de fora da sua avaliação como a localização, o tempo que vai demorar para chegar a faculdade, a qualificação dos professores e a qualidade do ensino oferecido. 
Faça uma visita às instituições que tenha interesse em estudar. Depois de conhecê-las, você pode avaliar cada uma delas.  Os critérios incluem desde aspectos oficiais (registro no Ministério da Educação) até preferências pessoais como o tamanho da estrutura.
Sem dúvida, a principal coisa ao escolher uma instituição é conferir se é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer Educação Superior. Pois não adianta nada se formar e não ter o certificado válido, não é mesmo? 
Em seguida faça a checagem sobre o reconhecimento do curso, que ocorre quando a primeira turma atinge entre 50% e 75% da carga horária. O reconhecimento é importante para a validade do diploma. Veja esses dados também no site do MEC: www.mec.gov.br.
Conheça a qualificação de professores e seus títulos como mestres e doutores. A experiência do corpo docente no mercado de trabalho é outro fator a considerar. 
Faça uma visita para conhecer a infraestrutura da instituição, desde a sala de aula à biblioteca. Confira limpeza, conforto e iluminação das salas e do laboratório. Verifique onde prefere estudar: no campus de uma universidade, com dezenas de cursos e milhares de alunos ou em uma faculdade menor, com menos estudantes e cursos.
Avalie também se a localização atende a região onde mora ou se não terá muitas dificuldades de locomoção e também o custo.
Pesquise instituições que ofereçam programas de estágio, pois esse é um diferencial importante que ajudará o aluno a se inserir no mercado de trabalho. 
Se optou por uma instituição privada, avalie os custos, pesquise os percentuais de reajustes anuais e pesquise se tem algum programa de bolsa de estudos da faculdade que você pode participar. Alguma delas oferecem vagas de trabalho aos alunos em troca do curso, esta também é uma boa oportunidade.
É possível também assistir algumas aulas como convidado. Desta forma, você poderá verificar a qualidade das aulas e constatar como são aplicados os métodos de ensino em aprendizagem pelo corpo docente e alunos. Além disso, é uma excelente oportunidade para conferir se a infraestrutura (física/tecnológica) está disponível e a serviço do processo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog