Conheça quatro carreiras promissoras para o futuro




Conheça quatro carreiras promissoras para o futuro

Vestibular é uma fase de ansiedade na vida do estudante. Além da pressão de ser aprovado tem a escolha da profissão que pretende seguir. Alguns ficam na dúvida se seguem a profissão dos pais ou a que tem certa aptidão. O fato é que essa dúvida fica na mente de grande parte dos estudantes que vão ingressar no ensino superior, focando em uma carreira.
Pensando nisso, fizemos uma lista com as quatro carreiras mais promissoras para os próximos anos. Quem sabe isso não te ajuda a conhecer mais sobre o que mercado promete para o futuro.

1 – Tecnologia da Informação 
Com a automação dos processos para empresas e também para as atividades práticas do dia das pessoas físicas, tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho e na vida das pessoas. Por isso, os profissionais de tecnologia da informação têm sido bem desejados nos mais diversos setores. O desafio das empresas de se manterem competitivas no mercado levam a busca constante destes profissionais, que precisam propor soluções inovadoras para que organizações tradicionais migrem para processos e condutas digitais.
O programador Rafael Reimberg que trabalha na área de Tecnologia da Informação (TI) há mais de dez anos explica a importância do profissional de tecnologia da informação na sociedade. “No contexto das grandes cidades sua aplicação mais visível está ligada ao setor de serviços e comércio com aplicativos utilitários (carona, GPS, serviços de entrega, informações sobre transporte público), lazer (redes sociais, eventos, ingressos), meios de pagamento, comércio eletrônico, serviço de saúde etc. Esse processo gera a necessidade de estudo e atualização para se manter alinhado às novidades e tendências do mercado. Dada a variedade de contextos que dependem de TI, um dos maiores desafios da área é compreender as necessidades dos clientes e transformá-las em soluções”, destacou Reimberg.
Destacamos também os desenvolvedores de soluções em mobile que criam aplicativos e recursos para celular. Com o crescente consumo via digital, os cientistas de dados também estão na lista dos profissionais do futuro.

2 - Analista de BI (Business Inteligent) 
O analista de business intelligence é um profissional que consegue compreender os dados da empresa, quantificá-los e entender o comportamento do consumidor. O Analista de BI Joamir Roncasaglia explica sobre as ramificações dessa área. “Temos algumas vertentes dentro da área de BI que vale pontuar. Engenheiro de Dados, que resumidamente realiza toda a parte da transformação dos dados e que disponibiliza para a organização/empresa. A outra é o Cientista de Dados, que é o profissional com a vertente matemática e que cria os modelos de machine learning de acordo com as métricas de negócio. A última é o Analista de Dados, que é aquele profissional que fica perto ou na área de negócios, que entende bem do Business e que monta os Dashbords e os relatórios baseados nos dados disponíveis”, explicou.
Este profissional reúne os dados sobre tudo o que impacta o negócio da empresa e apresenta para a ala gestão, contribuindo o embasamento de decisões estratégicas das organizações. O analista de BI deve dominar muito bem a matemática e precisa ter o domínio avançado do inglês. Segundo ele, o mercado está aquecido para este profissional. “O mercado está muito aquecido e supervalorizado para qualquer profissional de BI e oportunidades aparecem diariamente inclusive para fora do Brasil”, disse.

3 – Marketing digital
O mercado digital cresce em alta velocidade e ter presença estratégica na internet passou a ser prioridade nas empresas. O profissional de marketing digital precisar estar preparado para utilizar ferramentas, criar campanhas online, estudar o comportamento do consumidor via plataformas digitais, além de fazer análises dos resultados das estratégias traçadas para aumentar as vendas e presença online das empresas e seus produtos. 
Para o consultor de marketing e CEO Gabriel Sanabria é fundamental que os profissionais se qualifiquem para atender as exigências do mercado. “As empresas precisam cada vez mais se posicionarem no mundo digital. Como disse Bill Gates: ‘em alguns anos só existirão 2 tipos de empresas. As que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios’. Quando pensamos em contratar um profissional de marketing digital, queremos um profissional que possua técnicas de marketing para que possa elaborar estratégias mais assertivas e ampliar a comunicação e relacionamento com os clientes. Há muita demanda, o que falta é qualificação. Assim como em qualquer setor, quanto mais preparado você estiver mais valorizado você será”, pontua o profissional.
A automação do marketing digital permite transformar os resultados das empresas, pois para essa atuação não existe limitação geográfica para negócios e os custos de investimento são bem menores, comparando com as possibilidades de resultados positivos para as instituições

4 – Psicologia 
Considerando o cenário atual de pessoas com altos índices de depressão, mudança de comportamento da sociedade e forma como as relações afetivas são vistas e tratadas, o profissional da psicologia tem um forte mercado de atuação pela frente. Para a psicóloga Adriana de Araújo, “a velocidade das mudanças, as dificuldades de adaptação que geram estresse contribuem para esse quadro”. Segundo ela, “o uso do virtual que deve aproximar as pessoas não é suficiente para substituir o contato humano e troca de informação que agrega na alegria e no crescimento pessoal”.
Outro ponto é o aumento considerável de casos de pacientes em processo de depressão, o que leva a crer que este é um público que irá consumir o serviço de saúde para busca de auxilio de um profissional da psicologia. Para ela, os profissionais devem ajudar as pessoas de forma efetiva. “A cada momento uma necessidade se sobressai e essa é uma das realidades. Esse olhar para as pessoas, suas emoções, como se encaixam no mundo: real e virtual.”. 
Além disso, este profissional também tem mercado de trabalho em áreas de Gestão de Pessoas de empresas, para atuar em processo seletivo e ações de engajamento com colaboradores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog