Conheça quatro carreiras promissoras para o futuro
Conheça quatro carreiras promissoras
para o futuro
Vestibular é uma fase de ansiedade na
vida do estudante. Além da pressão de ser aprovado tem a escolha da profissão
que pretende seguir. Alguns ficam na dúvida se seguem a profissão dos pais ou a
que tem certa aptidão. O fato é que essa dúvida fica na mente de grande parte
dos estudantes que vão ingressar no ensino superior, focando em uma carreira.
Pensando nisso, fizemos uma lista com
as quatro carreiras mais promissoras para os próximos anos. Quem sabe isso não
te ajuda a conhecer mais sobre o que mercado promete para o futuro.
1 – Tecnologia da Informação
Com a automação dos processos para
empresas e também para as atividades práticas do dia das pessoas físicas, tecnologia
ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho e na vida das pessoas. Por
isso, os profissionais de tecnologia da informação têm sido bem desejados nos
mais diversos setores. O desafio das empresas de se manterem competitivas no
mercado levam a busca constante destes profissionais, que precisam propor
soluções inovadoras para que organizações tradicionais migrem para processos e
condutas digitais.
O programador Rafael Reimberg que
trabalha na área de Tecnologia da Informação (TI) há mais de dez anos explica a
importância do profissional de tecnologia da informação na sociedade. “No
contexto das grandes cidades sua aplicação mais visível está ligada ao setor de
serviços e comércio com aplicativos utilitários (carona, GPS, serviços de
entrega, informações sobre transporte público), lazer (redes sociais, eventos,
ingressos), meios de pagamento, comércio eletrônico, serviço de saúde etc. Esse
processo gera a necessidade de estudo e atualização para se manter alinhado às
novidades e tendências do mercado. Dada a variedade de contextos que dependem
de TI, um dos maiores desafios da área é compreender as necessidades dos
clientes e transformá-las em soluções”, destacou Reimberg.
Destacamos também os desenvolvedores de
soluções em mobile que criam aplicativos e recursos para celular. Com o
crescente consumo via digital, os cientistas de dados também estão na lista dos
profissionais do futuro.
2 - Analista de BI (Business
Inteligent)
O analista de business intelligence é
um profissional que consegue compreender os dados da empresa, quantificá-los e
entender o comportamento do consumidor. O Analista de BI Joamir Roncasaglia
explica sobre as ramificações dessa área. “Temos algumas vertentes dentro da
área de BI que vale pontuar. Engenheiro de Dados, que resumidamente realiza
toda a parte da transformação dos dados e que disponibiliza para a
organização/empresa. A outra é o Cientista de Dados, que é o profissional com a
vertente matemática e que cria os modelos de machine learning de acordo com as
métricas de negócio. A última é o Analista de Dados, que é aquele profissional
que fica perto ou na área de negócios, que entende bem do Business e que monta
os Dashbords e os relatórios baseados nos dados disponíveis”, explicou.
Este profissional reúne os dados sobre
tudo o que impacta o negócio da empresa e apresenta para a ala gestão,
contribuindo o embasamento de decisões estratégicas das organizações. O
analista de BI deve dominar muito bem a matemática e precisa ter o domínio
avançado do inglês. Segundo ele, o mercado está aquecido para este
profissional. “O mercado está muito aquecido e supervalorizado para qualquer
profissional de BI e oportunidades aparecem diariamente inclusive para fora do
Brasil”, disse.
3 – Marketing digital
O mercado digital cresce em alta
velocidade e ter presença estratégica na internet passou a ser prioridade nas
empresas. O profissional de marketing digital precisar estar preparado para
utilizar ferramentas, criar campanhas online, estudar o comportamento do
consumidor via plataformas digitais, além de fazer análises dos resultados das
estratégias traçadas para aumentar as vendas e presença online das empresas e
seus produtos.
Para o consultor de marketing e CEO Gabriel
Sanabria é fundamental que os profissionais se qualifiquem para atender as
exigências do mercado. “As empresas precisam cada vez mais se posicionarem no
mundo digital. Como disse Bill Gates: ‘em alguns anos só existirão 2 tipos de
empresas. As que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios’.
Quando pensamos em contratar um profissional de marketing digital, queremos um
profissional que possua técnicas de marketing para que possa elaborar
estratégias mais assertivas e ampliar a comunicação e relacionamento com os
clientes. Há muita demanda, o que falta é qualificação. Assim como em qualquer
setor, quanto mais preparado você estiver mais valorizado você será”, pontua o
profissional.
A automação do marketing digital
permite transformar os resultados das empresas, pois para essa atuação não
existe limitação geográfica para negócios e os custos de investimento são bem
menores, comparando com as possibilidades de resultados positivos para as
instituições
4 – Psicologia
Considerando o cenário atual de pessoas
com altos índices de depressão, mudança de comportamento da sociedade e forma
como as relações afetivas são vistas e tratadas, o profissional da psicologia
tem um forte mercado de atuação pela frente. Para a psicóloga Adriana de Araújo,
“a velocidade das mudanças, as dificuldades de adaptação que geram estresse
contribuem para esse quadro”. Segundo ela, “o uso do virtual que deve aproximar
as pessoas não é suficiente para substituir o contato humano e troca de
informação que agrega na alegria e no crescimento pessoal”.
Outro ponto é o aumento considerável de
casos de pacientes em processo de depressão, o que leva a crer que este é um
público que irá consumir o serviço de saúde para busca de auxilio de um
profissional da psicologia. Para ela, os profissionais devem ajudar as pessoas
de forma efetiva. “A cada momento uma necessidade se sobressai e essa é uma das
realidades. Esse olhar para as pessoas, suas emoções, como se encaixam no
mundo: real e virtual.”.
Além disso, este profissional também
tem mercado de trabalho em áreas de Gestão de Pessoas de empresas, para atuar
em processo seletivo e ações de engajamento com colaboradores.
Comentários
Postar um comentário